Não é novidade que investir em segurança patrimonial se tornou prioridade para todas as empresas. Mas na hora de escolher a melhor opção para sua necessidade fica a dúvida: apostar em vigilância humana ou eletrônica?

Apesar de não ter uma resposta certa para essa pergunta, separamos alguns pontos importantes a se observar.

Como funciona a vigilância humana?

Como o nome já diz, um agente é necessário para este tipo de ação. Porém, há diferentes funções com tarefas customizadas que podem se adaptar a cada necessidade.

Vigia

O vigia tem a função de zelar pelo patrimônio. Esta posição não exige especialização ou certificação. Suas atividades são estáticas, como, por exemplo, a observação do local.

Porteiro

O porteiro é responsável pela entrada de pessoas e veículos. Cuida do fluxo, dando todas as orientações necessárias para a organização do local. Muitas vezes também recebe correspondências e as administra.

Vigilante (armado ou sem armamento)

Esta função, diferente das duas acima, exige especialização, formação técnica e certificados. Isso porque este tipo de trabalho é fiscalizado pela Polícia Federal, de acordo com a Lei 7.102/1983.

Nos casos em que o vigilante atua armado, o profissional que ocupa esta função necessita de mais uma certificação, o porte de armas. Tudo deve estar devidamente registrado na Carteira Nacional de Vigilante.

É importante lembrar que as empresas que prestam esse tipo de serviço precisam de uma série de certificações além da autorização do Ministério da Justiça. Confira aqui as certificações da SEGlife! Todas as empresas de segurança privada são reguladas e fiscalizadas pela Polícia Federal.

Como funciona a vigilância eletrônica?

Agora que já falamos um pouco sobre algumas das mais importantes funções da segurança humana, vamos conhecer como a tecnologia pode atuar para proteger o seu patrimônio.

Monitoramento por Câmeras

Hoje em dia, câmeras se tornaram essenciais para se obter uma segurança eficiente. Elas são um artifício usado na maioria das empresas, pois garantem vigilância 24h por dia, 7 dias por semana. Além disso, podem captar, além de vídeo, áudio e imagens noturnas. Também é possível acompanhar as gravações em tempo real através de qualquer dispositivo móvel,como celular ou tablet.

É importante lembrar que câmeras por si só não garantem a proteção. Elas são apenas um ótimo artifício, porém acompanhado de soluções que a complementem.

Central de Monitoramento

A central de monitoramento tem objetivo de monitorar a distância, por meio da tecnologia, o patrimônio de comércios e empresas.

Esta central possui vigilantes especializados e pode atuar na vigilância geral do patrimônio, acompanhando toda movimentação e tomando as devidas providências caso seja constatado qualquer iminência de perigo.

E também pode atuar como portaria remota, que funciona como uma portaria comum, porém sem a presença física de um agente. A distância, um vigilante especializado controla o fluxo de entrada e saída de pessoas e veículos. O mesmo é capaz de se comunicar pelo interfone com visitantes e moradores, tudo a distância, usando a tecnologia.

Controle de Acessos

Quando se pensa em segurança de um comércio e empresa é comum pensar apenas em pessoas externas. Mas a segurança deve englobar também os próprios colaboradores. O Controle de Acessos é uma importante ferramenta para garantir a entrada e saída de funcionários da empresa.

Senhas, cartões, chaves de acesso e crachás são alguns dos importantes ativos que garantem acesso apenas de pessoas autorizadas.

Reconhecimento Biométrico

Adicionalmente ao controle de acessos, o Reconhecimento Biométrico ajuda na identificação para liberação somente de pessoas autorizadas. Ele reconhece os indivíduos através da digital e também por meio de leitura facial.

Hoje também é possível que algumas ferramentas funcionem por reconhecimento de voz e leitura da íris dos olhos. Em tempos de distanciamento social, uma ótima solução.

Escolhendo recurso correto para sua empresa

E agora, escolho a Vigilância Humana ou Eletrônica para minha empresa? 

Para essa escolha ser precisa, o mais indicado é que você entre em contato com uma empresa especializada que pode fazer uma análise técnica do local, identificando todas as fragilidades e propondo soluções adaptadas para cada necessidade.

Mas, independente do método, é importante poder contar com uma empresa idônea que poderá oferecer as soluções ideias para sua empresa.

A SEGlife está devidamente registrada e autorizada a exercer suas atividades pelos órgãos competentes. Além disso, possui uma proposta de venda que assegura o cliente em caso de descumprimento dos requisitos da avaliação mensal. Conheça mais nossos serviços e esteja assegurado em todos os sentidos!

ABRIR CHAT
Olá! tudo bem? Em que podemos ajudar?